segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Apertadinhos...


Calor de 35° C, umas 30 (ou mais) pessoas em pé, em um espaço minúsculo pela quantidade de gente.
Fedor de suor, cecê, cabelo sujo, bafo de onça, e até de pum! Meladas, encostando umas nas outras, bunda com bunda, braço com braço; todos juntos, reunidos.
Mexe para cá, vira para lá. Minha mão já estava amortecida e vermelha, e a pressão aumenta quando assim, o número de pessoas não diminui.
É dor de cabeça, ânsia, enjoou, mal estar, enfim, tudo pode acontecer, é tão sofrível, que nem precisa ser carro, um bicicleta, qualquer coisa, dá vontade de ter, só para não ficar naquele apertume outra vez!

Marte


Por muito tempo, cientistas foram considerados loucos, problemáticos, hereges, etc; mas eu diria que muitos deles são um tanto quanto utópicos. A mais recente façanha que comprova a minha idéia é que, eles pretendem " se mudar para Marte"! Creio que entre todas as teses em centenas de anos, essa é, sem dúvida, a mais UTÓPICA, ILUSÓRIA, SEM NOÇÃO e LOUCA de todos os tempos!
Isso me parece aqueles contos de histórias infantis, ou, uma grande produção de Hollywood. Dessa forma, aponto alguns itens que talvez, não pensam, ou, estão pensando em uma solução:
1- Marte é, segundo eles, um planeta muito menor que a Terra, ou seja, não haverá lugar para todos os terráqueos;
2- Seria como começar de novo, construir de novo, aprender de novo, e, estragar um novo planeta, com a hipocrisia humana de esgotar os recursos naturais;
3- Que viagem longa será, imaginem quanta coisa terá que levar daqui, e quanto tempo isso vai demorar;
4- Os ricos e poderosos, como sempre, serão privilegiados, pois, somente eles poderão e terão condições de pagar a passagem dos - foguetes?! - para Marte;
5- E os pobres?! Viverão por aqui mesmo, nesse planeta destruído e infectado pela ganância humana?
6- Eles querem fugir e abandonar o planeta que destruíram, mas, e quando acabar o mundo, não é só o planeta Terra que virará pó, mas Marte, Saturno, Netuno, Vênus, e o que tiver pela frente.!

E então, convencidos, que esses cientistas brincam de sonhar?!

Um ano de casada 19/12/2010


Sei que já fomos muito mais longe que imaginávamos a 3 anos atrás, sei que daquele simples e rápido encontro milhões de coisas mudaram em nossas vidas e em nós.
Quanta coisa passamos, quantas lágrimas derramamos, e sorrisos de felicidade encantamos; quantas lutas vencemos, e veja hoje, quanta coisa ainda continua mudando, e nos pegando de surpresa.
Se soubéssemos que naquele 31/12/2006 poderia resultar em grandes novidades e amor, talvez não vivêssemos tão profundamente cada minuto como vivemos até hoje. A vida é, realmente, aquela famosa caixa de surpresas, que nos surpreende cada vez mais, e assim fez conosco.
Cada pequena peça de nossa história, é recordada hoje, com 1 ano de casados, que festejamos como se estivéssemos nos conhecendo hoje, dessa forma, cada peça dela, é uma porção de felicidade, lutas, e muito amor.!
Que nas próximas centenas de ano, tudo se renove outra vez, que cada sonho seja mais inusitado e fantasiado que já sonhamos, que cada momento continue sendo sempre assim, cheinho de felicidades e prazer de estarmos juntos a cada amanhecer!

E como sempre te disse, te repito outra vez, agora, como a Senhora Müller:

EU TE AMO CLEBERSON

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O ataque


Eu já deveria saber... aquele dia estava diferente.
Era final da tarde, e estava intertida na internet, quando ouvi os berros desesperados, assustadores e profundos. Senti que, nesse momento, a adrenalina aumentou radicalmente. Dei um pulo da cadeira, e corri em direção ao barulho medonho. É claro que, a esta altura, eu já sabia de que se tratava.
Vinha do quintal de casa, e os dois estavam lá, agarrados e melados.
Nunca pensei que chegariam a tanto, mas quis acreditar que seria como das outras vezes, uma bobeira de nada, que logo passaria e ficaria tudo bem. Engano meu. Comecei a gritar para que eles parassem, mas vi que dessa vez era diferente. Ele não me ouvia, apesar de todo meu esforço, para fazer pará-lo. Peguei uma cadeira estava próxima, e usei-a como escudo, para afastá-los, em vão.
Então, minhas forças estavam se esvaindo e o chorou tomou conta de mim. Quase não conseguia olhar, sinais de sangue, e dor. O gemido que saía era de socorro, mas eu já não podia fazer nada, porém, ali ficava.
Assim, minha mãe apareceu e tentou tirar-me dali, mas eu não queria sair, não podia deixá-lo sozinho.
O vizinho olhou pelo muro, e tentou ajudar, chamando - o para que o outro pudesse escapar, e ainda assim, quase nada pôde fazer.
Eu não queria pensar, mas algo me dizia, " Acabou"!
Porém, como num filme de herói, um veio nos salvar. Meu pai chegou, e só ele podia afastar. E assim o fez, tirou o Pitt Bull, e pude pegar o salsichinha que ha tantos anos nos acompanhava.
Ele estava todo machucado, coitado, não podia se esquivar. Mas vi em seu olhar, de sempre, calmo e sereno, e eu só conseguia chorar.
O Pitt Bull foi levado para outro lugar, e dessa forma, ficaríamos bem. Ele era muito tranquilo, brincava, e era tão manso! Ninguém sabia o que ele escondia. O problema era que ele não podia dividir a comida, a atenção, o espaço. E por ser egoísta, nunca mais verá nossa casa.
Foi trágico aquele dia, mas ficou tudo bem. A vida não é só alegria, há tristezas também.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O pé de acerola...


Aqui em casa tem pés de acerola.
Na maior parte do tempo ele fica ali, estático, sem vida e sem cor.
Ninguém o olha, ninguém o quer. Parece não estar ali, ou ser uma arvorezinha qualquer.
Mas assim, logo que não se espera, ele surge!
Gigante, majestoso e cheio de graça.
Tudo se transforma, se renova.
Quem não olhava, só faz admirar, e todos que passam por ele, quer uma fruta tirar.
É criança, jovem, adulto, ninguém deixa escapar!
Porque o povo assim?! Não gosta de plantar?!
Não gosta de cuidar, pois é mais fácil só pegar...

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vida de cão...


Veja se não é para acabar,
a vida do cachorro, que não pode falar!

Ele se levanta, e já vem alguém gritar: " Vai deitar"!
E assim ele vive, e nem pode reclamar...

Se as visitas chegam, ele quer cumprimentar,
Mas logo gritam com ele. Está atrapalhando, e então " Vai deitar" !
Como é triste as pessoas, que não sabem compreender,
as boas maneiras de um ser!

Na hora do almoço, nem perto da porta pode chegar,
Pois o berro é certeiro: "Ô cachorro, vai deitar" !

Se levantar, tem que deitar!
Se latir, tem que deitar!
Se correr, tem que deitar!
É triste a vida de alguém que não pode questionar!

E o cachorrinho vive assim, para lá e para cá!
Não pode variar, pois sua vida é se deitar...
Não reclama, não resmunga, ele não consegue falar!
Como é triste a vida de cão...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Farinha do mesmo saco...


Que jeitinho medíocre de fazer política é esse!
Um colocando fogo no outro, se enforcando, estapeando apontando erros e deifeitos!
E as propagandas eleitorais?! Viram um campo minado, cheio de bomba!
E o pudor? Descência? Bons modos? Moral? Ética? Respeito? Consideração? Educação? E democracia?!
Não se viu... ninguém vê...
Isso é política?! Isso é ser democrático?!
Num período onde deveriam mostrar a educação, uma forma sadia de fazer política (pelo menos tentar) é transformado em um misto de mediocridade e falta de caráter.
Um se torna inimigo do outro, como se fosse o melhor. Pensam ser diferentes, tentam parecer melhor... mas o que não se pode esconder, e que poucos veem é que...
São farinha do mesmo saco...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sim ou não, eis a questão!


Será que temos mesmo o livre arbítrio de escolhermos o que vamos comer, vestir, usar, e blábláblá?
Estamos cercados, por todos os lados de convites, nos seduzindo a comprar... aquela máquina digital! Aquele sapato primavera-verão que saiu agora! Aquela bolsa chiquérrima que a fulana usou na entrega do Óscar! Ah...
E é assim: só abrir o msn para o convite surgir!
Então tá... você vai ver o noticiário na TV... Ih! Lá está novamente! Te convidando... Ai, ai... e sem que perceba, você já está com aquela vontade insaciável de adquirir AQUELE objeto! E realmente se sente convicta que precisamos mesmo de tal. Como uma necessidade gritante que te faz economizar meses; tirar da economia; deixar de pagar o talão de luz, só para adquirí-lo...
Ufa... que alívio... Após tanto sofrimento e sufoco, você tem aquele tão sonhado objeto, que outrora fazia tão falta na sua vida...
Enfim... outro dia...
Você sai com aquele objeto valioso. Precisa ir ao supermercado, fazer umas comprinhas, pois umas amigas irão jantar em sua casa hoje. Toda empolgada, você escolhe as melhores verduras, e lembra-se que precisa levar algo para beber. Você então chega na sessão de frios e repentinamente pega vários litros de Coca-Cola (nada contra a Coca, pois também gosto um pouquinho, hehehe). Você nem tem dúvida disso. Coloca tudo no carrinho, e nem percebe, ou nem quer perceber outro refrigerante ali, no cantinho do freezer, muito gostoso e fresquinho, esperando que você o leve. Mas não! Você não pode fazer feio, afinal, precisa ter aparência sua mesa, e também, que suas amigas irão pensar se você não tiver um refrigerante desses na mesa?!
Realmente... um caso sério...
E outro dia você sai. E novamente procura os grandes nomes! Como se eles fossem os únicos a serem vendidos! Não importa se eles são mais caros; ou melhor, é bom que seja caro mesmo, assim verão que você tem estilo. Não se preocupa se é mais ruim ou não é bom para saúde. Isso não vem ao caso na hora de gastar. E afinal, gastar não é para qualquer um, e por isso, você faz questão de mostrar seus objetos, suas conquistas vitoriosas, para que vejam que você é diferente da maioria.
E veja até que ponto você chega. Esconde - se embaixo de roupas finas e chiques; esconde-se sua verdadeira necessidade, e vive à sombra de uma falsa e triste realidade!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Que crianças?!


Feliz dia das crianças!
Mas onde estão as crianças?! Que crianças?!
Outrora brincavam na rua, de esconde-esconde, pega-pega, queimada, aquele bando de criançada, correndo para todo lado, gritando, fazendo bagunça, eita, que festa animada!
As crianças que adoravam brincar de boneca, carrinho, peteca. Que brincavam de amarelinha, de roda e de escolinha...
Onde estão as crianças?! Que faziam piruetas e outras tantas brincadeiras nas tardes de domingo...Que brigavam, algumas vezes, mas no final, todos acabavam rindo...
Onde estão as crianças?!
Sumiram... ou melhor, cresceram...
Hoje, parece que ninguém mais quer ser criança... brincar na rua, ou ter coleções de brinquedos... Preferem ficar em casa... no computador, no vídeo game...
Preferem assistir a filmes a jogarem bolita!
Brincadeira de boneca?! Não... não querem mais isso... Preferem se arrumar, e dar uma volta no Shooping...
Clubinho do Bolinha?! Só mesmo no desenho da Luluzinha... pois gostam muito dos mais de mil amigos virtuais que possuem na página de relacionamentos da internet...
As meninas querem usar salto alto e se maquiar, amam roupas da moda e querem é sair!
Então as crianças cresceram?!
Não... elas simplesmente, aos poucos, estão deixando de existir... Pois ninguém que tem 10,11,12 anos gosta de ser chamado de criança... Eles preferem pré-adolescentes...
E se for dar um presentes a eles... não cometa gafes.... dê um vídeo game; um computador, um celular de primeira linha... mas não dê brinquedos... pois aquela imagem de criança que tínhamos....ficou apenas na nossa Velha Infância...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Calor !


Já faz um tempinho que não sei o que é uma boa chuvinha...
Aqui no Pantanal, o Sol nasce quietinho, mas já esbraveja raios intensos!
Parece que nada fica bom, pois o calor é tanto, que nem dormir, não dá não!
Muito quente, muito quente... esse calor é ardente!
Para piorar, nem água fria alivia!
O suor escorre, a vontade de uma chuva...
E a chuva esconde a nuvem negresca...
Precisamos de chuva para alimentar os alimentos, saciar os sedentos...
A noite é assim, vira para cá, vira para lá, e ninguém consegue dormir...
Um banho para refrescar...Ah... mas quando volta a deitar, novamente o calor vem atormentar....
Como é triste pensar, que essa situação vai piorar...
Que será do mundo sem nenhuma chuva a chuviscar?!

Amor demais!



Não consegui me conter... Tive que escrever! Não posso me segurar, eu preciso mais uma vez falar! O quanto é bom, o quanto é maravilhoso te amar! São tantos momentos perfeitos, que dá vontade de gritar! Eu sou uma mulher muito feliz, feliz por te encontrar! Já nem sei como expressar esse amor que só faz crescer! A cada dia, a cada amanhecer, eu sinto que no meu peito, ele pulsa por você! Das escolhas que fiz na vida, a mais certeira foi me casar! Me casar com você, meu doce, meu bebê! Ao seu lado pareço voar, ir a outro lugar, onde possamos nos amar! Tudo se transforma quando você chega, pois sua presença me aconchega! Estar com você é maravilhoso e quero novamente te dizer...
EU TE AMO, E SUA PARA SEMPRE EU QUERO SER!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vida sedentária!




Se observarmos o avanço tecnológico nos últimos 05 anos, veremos o tamanho do salto que deu, em menos de uma década. Tantos aparelhos, máquinas, equipamentos que vieram com o propósito de ajudar a nossa vida. Houve um enorme aumento na quantidade da produção de tais produtos, que por sua vez, chegam nas mãos dos consumidores com mais facilidade. Por outro lado, o número de pessoas infartadas, com obesidade, transtornos alimentares e psicológicos, por exemplo, triplicaram, em virtude desse sistema mal aplicado. Não é nada difícil percebermos a grande influência que a tecnologia tem sobre nossa vida diária. Indo desde o quarto, sala, banheiro e na cozinha. Não precisamos mais nos levantar a fim de mudar a estação de rádio, pois criaram o controle remoto, nem lavar os pratos, pois a lava-louça se encarrega dessa tarefa. As roupas ficam sobre os cuidados da máquina de lavar, poupando-nos muito mais tempo para que possamos nos dedicar mais a outras atividades, como por exemplo, fazer uma pesquisa na internet, ao invés de irmos até uma biblioteca! É muita comodidade... Cartas?! O que é isso?! Ninguém mais perde tempo com isso... Hoje existe o celular. Até os encontros com os amigos são mais rápidos e simples, dá até para jogar pelo computador! Aprender a cozinhar ficou mais simples, com tantos vídeos explicativos! Assim, nos tornamos sedentários e reféns de uma vida reduzida a máquinas e controles, deixando em segundo plano a vida real que nos rodeia! É a nova civilização sedentária, formando outras tantas peças de um grande mundo alienante!

domingo, 19 de setembro de 2010

Fantoches...


Se bem me lembro, a notícia mais comentada, discutida, fomentada, intrigante, horrenda, e que estava na boca do povo e, principalmente no horário nobre da mídia, era a do "Caso Bruno".
Essa notícia percorreu em todas as casas, das mais simples até as mais grandiosas. Rádios, televisões e internet era aquela que tinha mais visitas e visualizações! Flahs eram passados nos intervalos comerciais, e realmente condiziram os centenas de telespectadores a ficarem com sentimento de indignação, como já era de se esperar, afinal, casos de violência merecem sim, toda a indignação possível!
Mas o que se releva é a forma em que a mídia tratou essa notícia incesantemente por um ou dois meses (mais ou menos), e, em um piscar de olhos, tudo pareceu ser resolvido, pois de uma noite para outra nenhum meio dos dito, comunicação tocaram no assunto.
Como se fosse um tabu, um mito, que passou, e ninguém se lembra ou se pergunta sobre ele. Abafaram o fato. Nada de notícias longas. Nada de repercussão. Nada de flahs.
E a pergunta que não se cala é: por quê?!
Mesmo que disessem algo, eu me arrisco a palpitar.
O suspeito (pelo menos é o que colocaram nos noticiários), é o goleiro da dita maior torcida do Brasil! Sim, aquela que tem milhões de fanáticos pelo time, e que lotam os estádios nos jogos do mesmo. Digo também daquela que é colocada no primeiro lugar das pesquisas de ibope.
E outra peça que se junta é que, os campeonatos começaram, e ninguém quer perder.
Isso! Agora sim, parece unir as partes, não é mesmo?! Por se tratar de um assunto tão polêmico como esse, e por influenciar direta ou indiretamente o timão, será que eles ficaram com medo de perder a vasta clientela? Ou por medo de alguma manifestação dos torcedores?! Com medo de perder a popularidade e o status que pendura o time por tantos anos?!
Realmente são muitas as indagações, mas, as respostas se silenciam, como a notícia na mídia...
Agora não se fala mais em investigações profundas, em busca de provas, em inquéritos, perícias, suspeitos e audiências! Tudo se esvaiu no ar, tomando espaço para os gols do momento, bolas cheias, tabelas e zonas!
E o que intriga é que o povo também esqueceu. Esqueceu da família que, por certo, ainda não tem uma resposta fidedigna do caso. Esqueceu da possível vítima. Esqueceu que poderia ter acontecido com qualquer um, em qualquer parte do Brasil e do mundo. E que também, ocorre centenas de casos semelhantes a estes que a mídia não faz questão de salientar. E por que?! Porque se trata de pessoas simples, comuns, do cotidiano da grande maioria, e essas... Eles escondem... Pois vale mais, para eles, uma notícia de peixe grande, pois o caldo é maior.
Assim, tudo parece bem e resolvido. As pessoas seguem suas vidas, no mesmo ritmo, e esperando outra notícia bombástica para falarem novamente e se indignarem.
Mas esse, difere do "Caso Nardoni", que por sua vez foi massacrantemente explorado pela mídia em geral, mostrando tudo e mais um pouco para causar choque em todos. Entretando, no "Caso Nardoni" não tinha nenhum grandão na zona de risco, como esse caso, que passou do dito, pelo não dito.Do explorado pelo esquecido...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saudades...


Que saudades sinto da minha escola... Um lugar onde ía todos os dias e passava momentos felizes! Saudades dos amigos, das conversas fiadas, dos professores, e até da merenda! Foram anos de pura emoção, e agora que passou... Ficou um vazio profundo que não gostaria de sentir! Hoje vejo como era bom fazer as tarefas e os trabalhos! Lembro-me que ficávamos muito ansiosos esperando o "Momento Cívico" Para escaparmos das provas... Da aula de Ed.Física, onde jogávamos vôlei E o quanto adorávamos sair cedo! Ontem, passei em frente a escola... A escola da minha vida, e , num piscar de olhos eu relembrei... Relembrei de tudo o que me aconteceu, E me deu vontade de chorar... Pois já passou, e nunca mais irá voltar...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tempo


Agora vejo que o tempo passou, e quanta coisa mudou !
Me lembro, de ainda ontem, brincar de boneca, de panelinha, de pega-pega...
De me esconder atrás da porta, e de ser muito sapeca.

Me lembro dos brinquedos e da minha primeira bicicleta!
Do meu primeiro dia de aula, minha mochila, lancheira...
E de todas aquelas baboseiras!

Logo mais, eu cresci...
Já estava no ensino médio!
Não brincava, não tinha mochila nem lancheira.
Mas não havia percebido que o tempo tinha passado...

E em um piscar de olhos, aqui estou.
19 anos, casada, e na faculdade!
E agora eu vejo, quanta coisa passou!
Tenho compromissos inadiáveis, tenho problemas inaceitáveis e um montão de coisas para fazer...

Agora eu vejo...quanta coisa mudou, e tudo o que passou!

Momentos que ficaram, não voltarão mais...
Instantes inéditos, e tudo o que vivi, não voltará...

Minha infância, minha história. Minha vida maravilhosa!
Sou feliz pelo que passou, acontece e pelo que virá!

Estou contente...mas hoje eu vejo, quanta coisa passou!

..Casa !!!


Quero uma casa! Quero uma casa só para mim! Fazer o que estiver afim, e viver feliz, assim !
Quero uma casa só minha,
Ter tudo o que eu queriría,
E de noite ou de dia, ser sempre uma grande alegria!

Quero uma casa que seje minha,
Não depender de ninguém para mantê-la na linha
E não se importar com os outros, pois ela seria minha !

Não precisa ser grande. Mas quero que seja aconchegante!
Não precisa ser chik. Mas quero que seja ajeitada!
Não precisa ser nova. Mas quero que seja bem cuidada!

Quero uma casa assim...
Minha, do meu jeito...
Sei como é difícil conseguir, mas não perco a esperança...
Sei que vou ter um dia,
Uma casa SÓ MINHA !

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quanto o tempo parece curto...


O tempo parece tão pequeno, quando estamos ao lado de quem amamos !
Parace tão curto, quando temos muitas coisas importantes para fazer...
Ah, o tempo... parece que não passa, quando estamos esperando alguém especial...
Mas passa tão de pressa quando estamos felizes !
Assim como o tempo não passa quando estamos tristes...
O tempo vem para acalmar, para entristecer...
O tempo é assim, vem quase no fim, e vai já no começo. E o logo que queremos agora...
Jà ficou para trás...
O resta é aproveitar...
Aproveitar cada minuto de tempo... pois ele não voltará mais...
Amanhã já é ontem, e o ontem só vive na memória de quem o viveu !

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tributo à você, MÚSICA !


Como não falar, pensar, refletir ?!!
Como não usar, abusar, expressar?!?
Como não lembrar, viver, vicenciar?!?
Tudo no mundo faz você !
Um pequeno gesto, um grande amor, um sorriso de criança...
Tudo lembra você !
A mais pequena formiga, o maior dos elefantes, uma única pessoa !
Tudo vive em você !
Um aniversário, um casamento, um festejo, e até mesmo uma morte...
Tudo toca em você!
Um olhar, uma palavra, um abraço...
Você é quem faz esse magnífico sol nascer sorrindo!
Você é quem faz a vida nesse planeta sobreviver com mais ternura!
Você é quem faz tudo em volta brilhar, e se renovar a cada amanhecer !
É você quem alimenta o coração de milhões de pessoas pelo mundo inteiro!
É você quem dá paz à vida de outros tantos, que precisam de você para viver!
É você quem dá vitalidade às plantas lá no fundo da floresta, pelos variados pássaros a cantar!
È com seu jeitinho envolvente de ser, que enraiza em nossos corações, semeando muito amor!
Você foi feita para inspirar, alegrar, e ser desfrutada!
Você é uma criação perfeita do nosso Senhor Deus, para que completasse tudo o que ele criou!
E com você o homem é capaz de viver feliz sempre
E é por você que escrevo.
É por você que canto, é graças a você que posso cantar a mais simples melodia, que me faz emocionar...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ironia da Política


É no horário político obrigatório que vemos a ironia da política... Senhores e senhoras que somem, ou melhor, repousam em seus castelos de fortuna, com montanhas de dinheiro, onde descansam suas vistas, com uma paisagem exuberante das mais lindas praias e paisagens naturais, de repente, aparecem, como um passe de mágica, saudando-nos de amigos e amigas, companheiros e companheiras, como se estivessem realmente ativos na vida dos milhões de eleitores espalhados por esse país. Por incrível que pareça, eles se exibem, cheios de esperança, e com um tamanho positivismo, mostrando o que fez, (que nã verdade não passa da obrigação), o que quer fazer, e o que o outro partido não fez !
Iludindo os leigos com promessas falsas e incabíveis, mas, eles se esqueceram, esqueceram das tragédias naturais que assolaram a populução em diversos estados do país, só nesses quatro anos. Esqueceram dos milhares de mortos, dos mais variados acidentes, e confronto entre polícia e os ditos bandidos! Eles esqueceram... ou talvez, nem se lembrem, pois não estavam no país quando tudo aconteceu e acontece !
Eles não sabem o que é a vida de um cidadão pobre, pois apenas o visita uma vez, a cada quatro anos! Eles não sabem.... no máximo imaginam... pois vivem em mansões, desfrutando das mais variadas comidas, viagens e diversões.
Não creio que política seje ruim, mas os políticos que tomam e encaram uma postura errada da política.
O povo não pode ser fantoches, fantoches desses que se manipula e larga quando quer, pois fazer acontecer é em pedaços. Pedados miúdos, construídos a cada dia, não só em quatro anos, mas por todo cidadão, em cada momento!
É ironia pensar que tudo irá mudar de um instante para o outro, pois, geralmente, passa as eleições, e tudo volta como está ! O povo reclama, reclama, mas após quatro anos, está novamente preso nessa cadeia, que tardará muito para ser aberta, e me pergunto, será possível abrí-la um dia?!
Irônico, como é irônico ver um pingado de políticos reivindicando alguns "mil" a mais no seu salário, enquanto milhões de brasileiros se viram , e fazem o possível para sobreviver com um salário mínimo ! É tamanha desigualdade muito cômada aos políticos e "grandões da alta sociedade"....
E, naqueles minutos, na televisão, eles prometem mudar tudo, em quatro anos, trasformar o país ! Mas será que eles transformaram a si mesmos antes?!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Despertar


Era sexta-feira. Aquelas sextas-feira onde você se sente esgotada. Levantei-me, sem grandes espectativas para o dia que se iniciava. Fazia calor, e estava com uma leve dor de garganta. Estava sozinha em casa, e tinha muito o que fazer. Comecei então, tomando um copo de leite, e logo após tirei o lixo para fora. Poderia me parecer um dia qualquer, mas, realmente, eu não tinha nada em mente a não ser as tarefas que tinham que ser realizadas. Limpei a casa, lavei as vasilhas, e tudo era cansativo. Afinal era sexta-feira, e após uma longa semana de trabalho e estudo, eu estava então, muito cansada, querendo que o chegasse logo a noite, para que assim, eu pudesse descansar um pouco. Mas ainda não era tudo. Eu faço estágio em um Asilo da cidade, e eu teria que ir, mais um dia lá. Ao chegar, estava silencioso, como que se faltasse algo, porém, deixei de lado. Entrei em um dos quartos masculinos, e logo, um senhor, de aparentemente 50 anos me chamou incessantemente. Já havia o visto outras vezes, mas nunca tinha conversado com ele. Ao me aproximar da cama, já notei que ele não andava, pois tinha uma grave deficência nos membros inferiores e na mão direita. Percebi então que ele possuía uma grave afasia, o que dificultava muito a comunicação. Porém, o que mais me chamou a atenção foi uma porção de carrinhos e uma bíblia que estava sob a cama. Enfim, cheguei, um pouco apreensiva, pois era a primeira vez que ía ao encontro dele. Fui com um grande sorriso, e saudando-o com um bem humorado OI, talvez, o mais bem humorado que dera durante o dia. Ele retribuiu meu cumprimento estendendo-me a mão, e susurrando algo, que entendi que fosse um OI também. Ele pareceu-me um tanto quanto agitado, pois não parava de se mecher, como se estivesse feliz por eu estar ali, ao lado da cama. Ele então, apontou o dedo para os carrinhos na cama, e pegou um para mim. Eu olhei atentamente para aqueles brinquedos e na forma como ele me mostrava aqueles carrinhos. Sem que eu percebesse, fui contagiada por um sentimento bom, o que me permitiu me soltar mais, e a também brincar com os carrinhos dele. O senhor parecia-me muito feliz, como se tivesse com o coração cheio de felicidade. Após tentativas, consegui entender algo que ele dizia. Com muita dificuldade ele me perguntou se eu traria para ele outro carrinho, e eu logo respondi que sim. Talvez, pelo esquecimento, me perguntou isso várias vezes, e também, se estávamos no Natal ! Então, disse que já estávamos quase chegando no Natal, e como uma criança, os olhos daquele senhor brilharam, e, como a magia natalina, ele disse: "Papai Noel","Papai Noel", de barba grande! Por um instante, calei-me diante de todos aqueles acontecimentos. E vendo como aqueles olhos cintilavam de alegria, ao brincar com os carrinhos, e a profundidade daquele me momento, me levou à uma reflexão. Eu, cansada de trabalhar e estudar, estava cabisbaixa, deixando momentos passarem, enquanto aquele senhor, com olhos de criança, entravado na cama, vivia feliz, apenas com a visita de alguem, ao mostrar seus brinquedos, e mesmo não sabendo ler, tinha uma bíblia, em sinal de que, apesar de não andar, falar e entender, ele ainda assim, tinha fé para prosseguir a vida. Nossa vida diária é cheia de momentos, que não damos conta, e os deixamos passar, sem dar o devido valor, e quando nos deparamos com um situação assim, vemos o quanto somos ingratos com a vida, ao reclamarmos tanto, de coisas pequenas, e a magia dos pequenos momentos se esvaem pelo ar. Assim, antes que uma lágrima vertesse de meus olhos, despertei-me novamente, agradecendo aquela criança, em silêncio, por ter me lembrado que desistir não é viver.!


Manu Müller (fato real)

Eu voltei ! ! !


Enfim, pude encarar o blog novamente! ! Minha vida está uma correriaaa ! (Esse era o meu medo...não queria entrar nesse rítmo capitalista sem fim...) Estágios, projetos, provas, trabalhos, textos, livros, laboratório... sem contar , limpar a casa, fazer comida, lavar e passar roupas, arrumar o cabelo, fazer as unhas....ave....
Mas, como estamos aqui, vamos lá... há muiito o que fazer, e desistir é para os fracos, e não quero ser um !

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Podemos ser Amigos"


Agora vejo que o tempo passou, agora vejo que muita coisa mudou. Ontem não tinha percebido, pois a noite chegou tão depressa, e num instante, nos vimos tão distante. Foram tantos anos juntos, tantas risadas gostosas, tantos dias divertidos, e tantos sonhos destruídos. Era tão bom quando estávamos juntos, que tudo parecia parar! E realmente parou... Parou quando deixamos o amor passar em frente aos nossos olhos, e nem tivemos coragem de barrar. Parou quando fomos incapazes de fertilizar a esperança e a alegria tão imprescindíveis para sermos felizes. Parou quando deixamos a luz da nossa relação se apagar... e apagou... ou, será mesmo que apagou?
E mesmo com tantos anos, fomos insuficientes em tomarmos decisões que, certamente, mudariam a nossa vida. E tudo hoje, mudou.
Já não sou mais a mesma, construí outros laços, me entreguei a outros braços, pois a vida mudou. Você também sabe, já não é mais o mesmo, e por certo, dá outros abraços, mas não fico triste... Afinal, esse foi o caminho que escolhemos, e estamos assim, vivendo a vida, você aí, eu aqui, não mais juntos, como um dia foi.
Mas, como o vento de sopra sem saber, as vezes muitas lembranças não dá para esconder, e, pessoas especiais são assim, voltam, ou quase voltam, mesmo depois do FIM.
Porém, não quero lamentar, quero viver o hoje, e apenas de bons momentos lembrar. E foram tantos, que não dá para contar !
E a vida é um mistério, que só vivendo para desvendar, e desvendei você, uma pessoa muito especial que não vou esquecer, e mesmo com o tempo mudado, ainda arrisco perguntar: "Ainda podemos ser amigos?"

TEXTO FEITO PARA O BLORKUTANDO 94ª SEMANA

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Oportunidades !


Oportunidades são momentos, momentos que podem nunca mais voltar; momentos que passam desapercebidos, enfim... momentos...
Oportunidades são horas, horas que aparecem de supetão; horas que nem vemos chegar, enfim...horas...
Oportunidades são anos, anos que parecem dias; anos que não voltam mais...enfim...anos...
Oportunidades é quando surge em nossa vida, momentos, horas, tempos, em que, por muitas vezes, deixamos escapar, e pior, quando por, ironia da vida, elas não tornam aparecer.
Oportunidades são presentes que não sabemos aproveitar, pois como folhas ao vento, elas passam por nós, e se por descuido voar, ninguém sabe, se um dia ela pode voltar...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Férias !


Férias, férias ! Há pessoas que trabalham demais, estudam demais, se extressam mais ainda. Nesses tempos caóticos, de poluição, insegurança, violência e outros desastres, ainda assim, algumas pessoas simplesmente se fecham para tudo, e para si. A vida não deveria ser desgastante, mais aproveitada; uma boa dica é... Férias para repor as energias ! Esfriar a cabeça, fazer novos planos, traçar novas metas. Férias para distrair, repensar e pensar sobre como estão as coisas. Férias com bom humor e alegria, revigora o coração. Curta as férias, se divirta ! Seu corpo, sua mente, sua vida A G R A D E C E M

"Conhecemos pessoas por acaso!! Mas pq permanecem?"


Nas idas e vindas da vida, sempre algo fica dentro, dentro da lembrança, dos objetos, do coração...
Sempre algo, que tentamos reprimir, acaba saindo, de fininho, e torna a aparecer...
As vezes, pensamos que esquecemos, mas outras, ficamos certos de que, nada parece ter mudado, pois lembramos como se tudo estivesse voltado.
É difícil pensar como isso pode acontecer. Um dia, ou outro, queríamos tanto ter esquecido algo... e outros, que ficamos muito felizes, por, ao menos, recordar.
Com tantas, milhares de pessoas no mundo, há sempre aquela que parece ter um brilho especial, que contagia, que realmente difere de todas as outras. Sentimos que ela é especial, e no momento, não nos damos conta de que, um dia, pode se acabar... Mas será que realmente acaba??
Tentar esquecer pode ser um grande equívoco, mesmo que as esperanças se diluirem, talvez, nem assim, elas diluem do coração... Talvez, o coração prefira assim, para nos dar conforto, carinho, e amor, mesmo sendo de uma forma superficial. Ou será porque é isso que falta em nossa vida, e ele tenta repor com coisas marcantes de nossa vida?
Pessoas especiais ganham um espaço diferente no coração, e por mais que o tempo passe, que as coisas mudem, ou saem do lugar, elas sempre estarão lá, pois nada consegue apagar algo especial, que o coração prefere alimentar !

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Quando perder significa ganhar !


Não ganhar nem sempre significa perder. Assim como ganhar não quer dizer, deixar de perder.
As vezes, recebemos algo sem ganharmos, ou perdermos sem termos tido. E é assim, a dialética presente nos mínimos detalhes.
Ganhamos por mérito, por conquista, por vitória, por trapassa, por sorte, por esperança...
Perdemos por oportunidades não vindas, ou até vindas, perdemos por injustiça, por falta de preparo, por excesso de preparo...
Mas, perder pode ser ganhar. Perder um ônibus, significa, você andar, caminhar, se exercitar! Perder significa aprender, reaprender, viver ! Perder é conhecer, e fazer tudo outra vez. Perder pode ser a chance de começar algo novo, de arriscar e dar certo !
Porém, se perder a esperança, você perde a fé, e aí sim, você não ganha nada. E nesse jogo da vida, tudo depende das escolhas, perdas e ganhos que ela oferece, e você não tem como fugir....

domingo, 4 de julho de 2010

Para sempre Brasil !


Brasil, Brasil...


Eu torço pelo Brasil, não apenas por aquele que, contém 11 jogadores, e uma comissão técnica.

Não apenas por aquele belíssimo por suas paisagens e riquesas naturais.

Não apenas por aquele que contém lindas garotas e adora festejar.

Não apenas por aquele que canta e dança nas festas comemorativas.

Não aquele que aparece nos cartões postais, em revistas de turismo...


Mas também, por aquele que contém milhões de desempregados, centenas de moradores de rua, e outros tantos, sem casa para morar.


Torço por aquele que ainda luta contra a discriminação e pela currupção

Por aquele que é o primeiro: primeiro em maior índice de mortalidade infantil, primeiro em ter as piores condições de ensino, primeiro em ser o primeiro, dentre os primeiros....


Mas ainda assim, eu torço.... Torço pelo Brasil de todas as caras, de todas as faces, de todos os povos, de todas as graças.


Ainda assim, eu torço... Torço pelo Brasil, que é meu país ! Que é o meu lar, meu abrigo ! Pelo Brasil que me ajuda, que permite estar aqui. Pelo Brasil, que é o Brasil, e mesmo contendo esses extremos, não deixa de ser simplesmente o querido....


BRASIL !!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Espalha mais rápido que vírus !


É impressionante observar como as coisas fluem, como se movimentam, quando se trata de se conectar. Vídeo de notícias importantes, que realmente influencia na vida de muitas pessoas, ficam à mercê da sorte, de alguém, curioso, ou sem nada para fazer, ver. Fatos que merecem alta crítica pois trata diretamente de cidadãos, simplesmente, empoeiram na internet, pois são tão poucos os interessados! Agora, preste atenção, se colocam um vídeo, nem precisa ter alta definição, mas que tenha: " dá carrim não"; "mulher melancia"; "mulher melão", todos os internautas ficam sabendo, e em uma hora, já tem, de visualização, mais de um milhão ! Se espalha mais rápido que vírus, pois todos querem ver, conferir, comentar, e parece que aquilo é tudo o que gira o mundo. Não quero com isso, dizer que a distração é dispensável, acredito que é importante, mas não deveria ser o fator determinante, de maior relevância entre os internautas. Faz-se necessário manter uma postura crítica, para não cair na onda da fantasia, pois primeiro temos que ver, o que, realmente, nos influencia!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Distância, tão distante !


Distância, distância que machuca, que faz chorar,

distância que aperta, que faz pensar...


Distância que existe, distância que é imaginada,

Distância que é sentida, distância que é indagada.


Distância que deixa tão distante tudo o que queremos perto

Nesse instante... Distância que separa, separa corações!

Sem saber o motivo, a dor da distância bate a porta.

Toma conta de seus pensamentos, e como nada tivesse valor,

A distância domina seu humor...


Distância, por que distancias? Venha para perto, venha me ver!

Traga aqui, o que eu quero sempre ter,

POis você, distância, é tão distante, que não posso alcançar!

Enquanto isso, fico na esperança, de logo, logo você chegar...

sábado, 8 de maio de 2010

Mãe






Que é ser mãe?! Homens criaram uma data específica como forma de reconhecimento. Pais, filhos, amantes, maridos, entregam flores, presentes, cestas lindas! E é como se todos os dias do ano fosse esquecido naquele momento...
Na outra semana, é OUTRA semana. Ela tem que preparar o café, acordar os filhos, passar a roupa do marido, levar os filhos à escola, fazer o almoço, limpar a casa, lavar roupas, pagar as contas, planejar as compras, e ainda tem tempo para olhar com ternura os filhos. Isso é mãe !
Não teme as batalhas e as enfrenta com bravura. Mãe, não é só em maio, mas é em janeiro, fevereiro, abril,maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, feriado, em noites frias, quando estamos doentes, em toda hora, em todo momento... que nos ama profundamente, que não tira férias, mesmo seu corpo precisando descansar, é aquela que sempre está com a gente ! Isso é ser MÃE !